Como prometi,agora colocarei a análise da música, e também para melhorar o entendimento,tirei o meu improviso,o 1ª chorus até o "B" e o último "A" do segundo chorus,espero que gostem.Qualquer dúvida,estou por aqui,grande abraço!!!!!!
"A" da música.
- A música se encontra fundamentalmente em DMaj7,no caso para o saxofone alto,então neste inicio,preferi uma sonoridade mais dentro do acorde,no caso ou escala de DMaj7(Jônico) ou a pentatônica maior do mesmo.
- O segundo acorde é dominante da dominante do tom principal(V-V),a escala a ser utilizada neste contexto é a lídia b7(4ª grau da menor melódica,como a nota em questão é E7,o centro tonal de onde se origina o acorde é de B menor melódico),esta escala se aplica a muitos casos harmônicos,lógico que sempre tem que se analisar,mas em casos como esse de dominante da dominante e sub5 é esta a escala.
- O Em7 não tem mistério,é o segundo grau do tom de D,no caso a escala gerada é a própria Dórica.
- Eb7 é sub5 de DMaj7,como citei antes, a escala indicada é a lídia b7,também uso a diminuta semitom-tom,e uma outra sonoridade que uso muito é a do própria arpejo.Reparem que neste acorde usei poucas notas,e as que usei são notas do acorde,só não a última,que é nota de Tensão de (#11),e é a quinta do próximo acorde.
- DMaj7---------------o 1º item
- Eb7------------------o 4º item
Pulando para o "B".
- Aqui a música muda de tom momentaneamente para Eb,C# e depois através de tuneroad volta para F.
- Como esse acorde vem de uma relação sonora do "A" onde a música está em D, a escala utilizada é a Lídia,apesar de na análise harmônica ele ser o I, depois temos o Ab7 que é subV do Gm7. A escala para esse trecho é a lídia dominante,outra opção de sonoridade é o cromatismos e principalmente cromatismos da escala bebop,ou seja: Lídio b7 com cromatismo da 7ªmenor para a tônica,ou seja em notas Gb(7ªm)-G(7ªM) e Fundamental.
- Já no D#m7 estamos no tom de C#,indo em direção ao retorno do tom do inicio da música,para o D#m7 comom já está obvio é Dórico e B7 é subV de A#m7(VIm de C#).
- Em7 é IIm de D,aqui voltamos para o tom da música.
- O C7 é um subV de Bm(VIm),como todo SubV sua escala é a lídia b7
- Os próximos acordes são encadeamento de II V até chegar diretamente em D Maior.Ou seja F#m7 e B7(b9),são dominante secundária de Em7,que é o IIm7 de D,e A7(b9) é dominante de DMaj7.Em F#m7 apliquei pentatônica de F#m7,mas há outras possibilidades,outras pentatônicas,como a pentatônica menor do segundo grau e a do quinto grau,além de muitas outras.Ainda em F#,temos que ter cuidado,pois olhando rápido sem análise tocaríamos dórico,só que F#m7 é IIIm7 de D então a escala aqui é Frígio.Em B7(b9),ai sim podemos fazer soar preparação menor,pois a sonoridade do acorde,principalmente a b9,indica a relação de dominante menor para tônica menor;No caso uso a escala do V grau da Menor Harmônica.
- No Em7 é dórico também,mas como sempre ressalto,há outras coloridos.
- E no A7(b9),dominante de DMaj7,eu penso como se esse acorde fosse sub5,ou seja,Eb7,dando um colorido alterado ao acorde.
É isso pessoal,espero que tenham gostado,se alguém quiser acrescentar algo,ou mesmo corrigir,não há problemas,pois é como sempre ressalto,também sou um estudante deste universo,e tenho muito a aprender!!
Grande Abraço!!!!!!
ficou simplesmente sem palavras ,continue assim.
ResponderExcluirQuem ti viu quem te vê, hein? Cadê o POP agora é só jazz. TÀÀÀ CERTO!
ResponderExcluirParabéns, tá ficando muito bacana esse blog.
Douglas.
Parabéns professor Elias, estou muito orgulhoso de você.
ResponderExcluirprofessor elias muito obrigado pelas explicações.
ResponderExcluirconserteza ajudou muitos músicos eu sou um deles.
agora so falta disponibilizar o Play-back pra galera exercitar.
um abraço bons estudos.
E ai galera,obrigado pelos comentários.E Emersson,em breve vou colocar uma seção de download e vou colocar tudo isso!!!!!
ResponderExcluirGrande abraço!!!!!!
opa vamos aguardar...
ResponderExcluirum abraço bons estudos.
Amigão vc esta de Parabens mesmo... sua iniciativa é maravilhosa... Isso me deixa muito feliz por saber que exitem profissionais comprometidos com o proximo...Tudo que vc comentou é bem verdade...compartilhamos dos mesmos ideais..."ser humanono é a única coisa que deixa-nos proximo de sermos humanos e dos seres humanos.
ResponderExcluirSucesso companheiro.
Davi Silva.
Obrigado Davi,valeu mesmo,fique ligado,quero manter o blog cheio de novidades,grande abraço!!!
ResponderExcluirMe orgulho de ter tocado ao teu lado e ser teu amigo/aluno. TÁ MUITO PORRAAAAADA!!!!
ResponderExcluirDOUGLAS ARAUJO
Obrigado Douglas também tenho orgulho de ter tocado ao seu lado,e se Deus permitir ainda tocarei muito!!!
ResponderExcluirMto importante esta iniciativa sua meu Amigo, professor e irmão em Cristo. Tenho certeza q n so eu + todas os músicos q se conectarem ao seu blog estarão aprendendo mto sobre esse universo q é a música e o obtendo armas para lutar contra esse "monstro de 7 kbeças" q é a improvisão (embora pra vc já passe d um bichinho d pelúcia, rsrs).
ResponderExcluirQue deus continue t iluminando e faça d ti uma referência mundial, saudades d tocar c vc...
PARABÉNS pelo BLOG, mto SUCESSOOOOOO!!!!!!!
Ah sim, desafio pra vc:
ResponderExcluirq tal gravar alguma coisa no sax baritono eim?!
Arrumo o sax pra vc, xD!!!
Olá Elias. Sou guitarrista, e me deparei com este material ao procurar material de análise de Garota de Ipanema para improviso. Pois bem, parabéns pelo trabalho e pelo blog. Estou explorando ele! Inclusive, baixei seu material para esta música, e estou "tirando" seu improviso, está excelente!
ResponderExcluirTem aula pra sax tenor tbm ou só e para alto??
ResponderExcluirTem aula pra sax tenor tbm ou só e para alto??
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